O carso chinês

O carso ou Karst, que designa o relevo calcário, resulta da dissolução quimica dos calcários. O termo Karst, de origem alemã, deve o seu nome a uma região, que se estende desde o norte de Itália até à Eslovénia e norte da Croácia, denominada Kras. Foi aqui, que a morfologia associada às rochas carbonatadas foi estudada pela primeira vez.
Rio Li entre Guilin e Yangshuo (Google Earth)

O processo de dissolução dos calcários resulta da combinação da água, proveniente da precipitação ou de rios superficiais, com o dióxido de carbono existente na atmosfera ou no solo. A combinação destes dois elementos permite a formação de uma solução ácida, o ácido carbónico. Este, ao passar pelas fissuras existentes na rocha provoca a corrosão do carbonato de cálcio e confere uma morfologia muito característica a estes locais. A dissolução quimica da rocha vai criar uma série de formas típicas que podem aparecer à superfície (carso externo) ou subterrâneas (carso interno).
Na morfologia cársica aparecem algares (cavidades verticais), dolinas (depressões fechadas de forma circular), lapiás (blocos que se estendem lado a lado), canhões (vales em garganta com paredes muito ingremes), poljes (depressões de grande extensão com fundo plano) e grutas.

Esquema de formação das grutas

As grutas são um dos ex-libris do relevo calcário e resultam da dissolução quimica do carnonato de cálcio, existente na rocha, pelo ácido carbónico existente na água. A infiltração de águas ácidas nas fissuras das rochas dissolvem os minerais solúveis e desenvolvem cavidades interiores. Os minerais dissolvidos são transportados pelas águas subterrâneas. A água que escorria de forma superficial pode passar a escorrer de forma subterrânea, criando-se um sumidouro (local onde o curso de água se infiltra para o interior da terra) a montante e uma ressurgência (local onde o curso de água volta à superfície) a jusante. Na superfície, o vale do rio mantêm-se agora seco, pelo que se designa vale seco. Muitas das cavidades horizontais deixam de ter rios subterrâneos pois o nível freático foi rebaixando deixando as galerias secas. Devido a esse rebaixamento, provocado pela dissolução quimica do calcário, os tectos das cavidades podem abater e formar grandes galerias ou colapsar e formar canhões. É a partir desta fase que se começam a desenvolver formações no interior da cavidade provocadas pela precipitação do carbonato de cálcio - os chamados espeleotemas.

Dentro da diversidade de espeleotemas existentes na morfologia cársica destacam-se as estalactites (formações que crescem no tecto em direcção ao solo), estalagmites (formações que crescem no solo em direcção ao tecto), colunas (resultam da união entre uma estalagtite e uma estalgmite), cortinas (finas paredes onduladas), etc.

Locais como o sul da China, onde os níveis de precipitação são muito elevados, e onde a quantidade de calcário exposto corresponde a quase metade do existente no mundo, a paisagem resultante é grandiosa.
O carso chinês resulta dum calcário puro, espesso e muito fracturado onde um clima quente e húmido acelerou o processo de dissolução. A presença de vegetação foi essencial na medida em que forneceu dióxido de carbono através das raizes e da decomposição da matéria orgânica, mas também porque facilitou a infiltração da água no solo.
Numa primeira fase, os cursos de água superficiais infiltraram-se pelas fissuras existentes na rocha e formaram um conjunto complexo de grutas. À superfície desenvolveu-se um conjunto de dolinas através das quais a água era escoada. Este processo favoreceu a dissolução quimica e formaram-se elevações. Por baixo, as redes de grutas alastraram e muitas delas colapsaram tornando o relevo mais extremo com elevações expressivas. No carso chinês distingue-se dois tipos: o carso Fenglin e o carso Fengcong. O carso Fenglin, o chamado carso de floresta de cumes, apresenta elevações quase verticais que se erguem entre os 30 e os 80 metros acima das planícies circundantes. É típico da região de Guilin e pode mesmo ser observado no interior da cidade. O carso Fengcong, designado por carso de aglomeração de picos, apresenta elevações contíguas em forma de cone separadas por dolinas. A região de Yangshuo é rica neste tipo de carso.

Etiquetas: