Trekking na Muralha da China

Como a nossa primeira experiência na muralha não foi muito impressionante resolvemos fazer um trekking de 16 km por este marco arquitectónico chinês.




Iniciamos o nosso trekking em Simatai, a nordeste de Pequim. Aqui, a muralha mantém o traçado genuíno e original embora tenha sido parcialmente restaurada. O percurso é íngreme, com subidas e descidas perigosas. Durante quatro horas percorremos a muralha em direcção a Jingshanling.


A Grande Muralha é o símbolo do isolamento e da fragilidade da China. A muralha serpenteia, por 7 mil quilómetros, o norte do país e atravessa desertos, colinas e planícies. A muralha original foi mandada construir pelo primeiro imperador chinês, na dinastia Qin, após a unificação da China. Nesta altura, a muralha não passava de um aglomerado de muros de terra batida. Posteriormente, foi reconstruída em várias dinastias transformando-se numa fortaleza imponente.

A muralha apresenta um passeio que em média tem cerca de 8 metros de altura e 7 metros de largura. Este é intercalado por várias torres de vigia, só acrescentadas na dinastia Ming, que serviam como fortes, torres de sinalização, habitação ou armazéns de provisões. De forma a não deixar nenhuma fracção da muralha indefesa, as torres distam entre si a distância de dois disparos de flecha. No entanto, esta não se mostrou eficaz na defesa contra as invasões mongóis (sec. XIII) e manchus (sec. XVII).

Na muralha existem duas paredes exteriores construidas com tijolo cozido e unido por uma argamassa de cal e arroz glutinoso. No interior destas paredes existe uma camada inferior constituida por rochas grandes, sobre a qual assenta uma camada de rochas mais pequenas e depois uma camada de terra e cascalho prensado. O cimo, que corresponde ao passeio, é uma camada feita em pedra, lajes e tijolos. De um dos lados exibe um parapeito de ameias que permitia aos soldados protegerem-se durante os ataques invasores.

A Grande Muralha da China impressiona, particularmente, pela envergadura, pela grandiosidade e pelas suas magníficas vistas panorâmicas sobre si própria. A muralha serpenteia, de forma avassaladora, cumes e vertentes escarpadas .


Etiquetas: