De bicicleta nos hutongs de Pequim





A cidade de Pequim apresenta antigos bairros que se situavam fora da cidade proibida. Os hutongs eram os locais onde vivia a população local e caracterizam-se por ruas estreitas e a partir das quais surgem entradas para casas com pátios interiores. As vielas revelam uma cidade encantadora muito diferente da moderna Pequim. As ruas, com orientação este-oeste, são ladeadas por muros das casas com pátios. Estas, chamadas siheyuan, são a alma da Pequim urbana.
A vida nos hutongs é partilhada por todos, já que muitas famílias vivem no mesmo espaço. Este espaço comunitário é rico em manifestações de arte e cultura chinesa e pode-se observar caligrafos, escultores e diversos transeuntes.
A China possui 1/3 das bicicletas existentes no mundo e cerca de 9 mil estão na cidade de Pequim. Sendo assim, a melhor opção para conhecer esta área da cidade é pegar numa bicicleta e pedar. E, foi isso que nós fizemos. Pedalamos e pedalamos muito pelas ruas estreitas e apinhadas de gente. E fundamentalmente, curtimos muito porque a sensação de pedalar nas estradas de Pequim, de atravessar a praça de Tiananmen, de acompanhar as muralhas da Cidade Proibida é qualquer coisa de espectacular!

Etiquetas: